Os Manuais de Dress Code para Entrevistas estão Errados!

//Os Manuais de Dress Code para Entrevistas estão Errados!

Os Manuais de Dress Code para Entrevistas estão Errados!

2018-04-27T10:01:42+00:00

Por que todos os manuais estão errados?

Porque eles querem encaixar todas os profissionais em um conceito pré-concebido, em inglês é o chamado “One size fits all” e isso não funciona mais nos dias de hoje.

Como se vestir para uma entrevista
Para você saber como irá se vestir para uma entrevista de emprego, você precisa fazer uma auto-análise e analisar a situação e a empresa.

Se você for fazer uma entrevista para trabalhar em um banco ou em um escritório de advocacia, você vestirá uma roupa social, agora se você for fazer entrevista para trabalhar em um escritório de arquitetura ou em uma loja de shopping você vestirá uma roupa tipo esporte fino, mas se você for fazer uma entrevista para uma agência de marketing ou para uma startup super descolada, você pode vestir uma roupa mais informal.

Ou seja, é preciso analisar a realidade da indústria que você está inserido, se é extremamente formal, se é formal/casual ou se é uma indústria totalmente informal.

O que devo avaliar?

Também é necessário avaliar se você fará a entrevista na empresa ou em uma agência de empregos, para o segundo caso, siga as mesmas regras acima, porém, prefira um look mais formal/casual mesmo que a sua indústria seja totalmente informal.

Tente imaginar a cena, uma pessoa chega toda arrumada, terno e gravata para os homens, terninho, saia e meia-calça para as mulheres e o entrevistador está de calça jeans e camiseta, com certeza o candidato ficará desconfortável e a entrevista não será tão produtiva, ou, imagina a pessoa chegando de jeans, sapatênis ou rasteirinha para fazer a entrevista com uma pessoa de terno, gravata e gel no cabelo, não vai rolar.

O que estou querendo passar é que você precisa usar o bom senso, analisar sua indústria, a empresa onde fará a entrevista e principalmente como se vestem as pessoas que ali trabalham e tentar ir o mais próximo possível dessa realidade.

O entrevistador tem que montar um quebra-cabeça imaginário para determinar quem será a melhor candidata para a vaga e nos exemplos acima, com certeza essa imagem mental não ficará boa e as chances de contratação vão por água abaixo.

Leave A Comment